Sexualidade Consciente

A sexualidade humana é um aspecto primordial da vida e ela influencia todos os outros aspectos da existência, sendo fundamental para a saúde física e mental.

Existe uma diversidade de práticas eróticas e uma grande variedade de maneiras, crenças, valores e representações sexuais. Essa diversidade mostra a importância da cultura no desenvolvimento sexual e na expressão da sexualidade humana que varia de acordo com o tempo e cultura.

Na nossa época a sexualidade está muito marcada pelo consumismo e simplificação promovida pela facilidade de acesso à pornografia e à publicidade que usa e abusa de apelos sensuais e eróticos para vender produtos dos mais diversos. Ao mesmo tempo ainda existem diversos tabus e condicionamentos sociais que geram bloqueios e medos, dificultando uma experiência plena da sexualidade.

A sexualidade consciente busca justamente ampliar a percepção corporal e sensitiva e para elevar a qualidade de presença para si mesmo e para o outro. Envolve técnicas de consciência corporal e Educação Sexual Somática.

Nilana Magalhães

É  uma estudiosa do corpo e das relações corpo-mente. Teve uma primeira formação em engenharia sanitária e ambiental, com mestrado em recursos hídricos. Trabalhou nessa área por 10 anos e ao mesmo tempo pesquisava sobre saúde e  movimento o que a levou a mudar de profissão e se graduar em fisioterapia, depois se especializou em uma técnica psicocorporal: o Método de Liberação de Couraças Musculares MLC© na França em 2010. Desde então  seus atendimentos visam a totalidade do indivíduo para  compreender a manifestação da mente no corpo e buscar a cooperação da mente na reabilitação do corpo.

Ao longo da sua experiência prática ela percebeu que a sexualidade também influenciava nas causas como na solução dos distúrbios físicos. Buscou então uma formação em Terapia Tântrica no Centro Metamorfose e depois em Educação Sexual Somática – Método SexologicalBodywork©, para agregar o aspecto da sexualidade nos seus atendimentos. Ela também facilita Workshops de Consciência Corporal e Sexualidade Feminina.

Atende homens, mulheres, casais de todas as orientações afetivas nas modalidades de Massagem e Terapêutica do Método Deva Nishok© e Educação Sexual Somática.  Sua  abordagem visa a ampliação da percepção do prazer corporal através de diversas técnicas de  toques, massagens,  respiração e movimentos de liberação do corpo, incluindo a região pélvica e genital, com o objetivo de facilitar um aprofundamento da experiência corporal erótica.

 

Seus atendimentos partem do princípio que o corpo é a sede do inconsciente e tudo que se vive é guardado no corpo sob a forma de tensões e desajustes físicos com repercussões psicológicas. Sua linha de atuação é baseada na ampliação da capacidade do corpo em sentir prazer porque o prazer é uma ferramenta de cura e tem um enorme potencial de auxiliar o corpo a se libertar das memórias traumáticas para viver seu pleno potencial de vitalidade e alegria. 

Essa abordagem de trabalho integrativa permite:

  • Ampliar a consciência corporal.
  • Despertar a bioeletricidade do corpo.
  • Elevar o nível dos hormônios do prazer (Endorfina, Serotonina e Ocitocina).
  • Aumentar a sensibilidade dos genitais.
  • Elevar a auto-estima.
  • Superar estados de vergonha, medo e culpa no sexo.
  • Auxiliar na resolução de dores durante as relações sexuais.
  • Auxiliar na superação de traumas emocionais e sexuais.
  • Melhorar o processo de reconstituição de feridas ou aderências causadas por cirurgias.
  • Recuperar a sensibilidade após cirurgias na região genital ou decorrente do uso abusivo de vibradores.
  • Regular sistema nervoso autônomo e resolução de ejaculação precoce.
  • Auxiliar na superação de dificuldades eréteis.
  • Expandir a capacidade orgástica.
  • Complementar o tratamento de disfunções sexuais.

O que é Educação Sexual Somática – SexologicalBodywork©

O SexologicalBodywork© – Educação Sexual Somática (http://sexologicalbodyworkers.org/ ) é um método desenvolvido pelo Dr Joseph Kramer – PhD,  a partir de sua longa experiência como sexólogo e terapeuta corporal.. Ao longo dos anos ele desenvolveu um método completo composto de diferentes ferramentas somáticas para auxiliar as pessoas a entrarem em contato com sua vitalidade sexual, a ampliarem suas experiências de prazer e a melhorarem suas qualidades de vida. A partir dessa vasta experiência profissional ele criou no início dos anos 2000 esse método, que é ensinado em diversos países, já é reconhecido como profissão na California- EUA e foi trazido para o Brasil pela Paula Fernanda e pelo Yuri  Kotke do ILASS – Instituto Latino Americano de Sexologia Somática (http://ilass.com.br/ ) .

As técnicas empregadas no Sexological Bodywork permitem elevar o nível de presença corpórea, trazer consciência à respiração, estimular os movimentos, os auto toques e os sons. Tudo isso baseado em uma forma de atendimento onde o cliente é chamado a participar ativamente das sessões para se empoderar e perceber a importância de reger ele mesmo os cuidados com seu corpo e aprender a solicitar o que realmente quer e  reconhecer o que não quer.  Uma massagem torna-se não somente um momento de receber toques de outra pessoa, mas uma prática co-criada pelo cliente e pelo terapeuta, sempre em consonância com a vontade de quem recebe.

Os atendimentos são sempre com toque unidirecional do profissional para o cliente, ou seja, o cliente recebe o toque onde ele decide que quer, ele pode se tocar, mas não pode tocar o profissional, assim a sessão serve para a pessoa realmente ficar presente no seu próprio corpo, sem nenhuma ambiguidade ou risco.

As práticas propostas pelo Sexological Bodywork integram o corpo como um todo e permitem elevar a percepção das emoções e de como elas se manifestam através de sensações corporais. As técnicas do método ensinam maneiras diferentes de respirar, de se mover e de usar voz e gestos para ajudar a equilibrar o sistema nervoso autônomo. Isto permite que a pessoa se torne mais presente no corpo e na própria vida. Desta forma, ganha-se a capacidade de mudar sentimentos de culpa, de medo e vergonha que limitam as experiências prazerosas e auxilia a pessoa a se equilibrar e se aterrar para desfrutar de toda capacidade de júbilo que seu corpo dispõe.

Dentre as técnicas do método destacam-se;

  • Regulação do sistema nervoso autônomo.
  • Recepção ativa de toques.
  • Mapeamento do corpo (genital e anal).
  • Técnicas de Respiração.
  • Massagem erótica dançante.
  • Massagem erótica Taoísta.
  • Yoga orgástica.
  • Sessão de acompanhamento para casais.
  • Educação a respeito da anatomia genital.
  • Conversação sobre sexo.

O que é o Tantra

O Tantra é uma palavra que atrai muita curiosidade no Brasil porque está associada à massagem tântrica ou a práticas de meditações ativas com movimentos e respirações. Existe muita confusão em torno desse termo.

Os documentos disponíveis sobre o assunto encontra que a palavra tantra vem do sânscrito e sua raiz tan dá a ideia de extensão e significa fio, tecido, cadeia ou trama.  Como descreve o especialista Pierre Feuga o tantrismo é uma tradição oriental nascida na região que hoje se chama Índia e transmitida nos seus primórdios de forma oral e mais tarde através de tratados anônimos com ensinamentos escritos por mestres ao longo dos últimos 15 ou 20 séculos. Acredita-se que a partir de um conhecimento original surgido há mais de quatro mil anos ele foi se propagando e se misturando em diferentes culturas e tradições orientais, como hinduísmo, shivaismo, taoismo e budismo .Mesmo na Índia, onde é mais conhecido, essa tradição é mal compreendida porque, ao contrário de outras tradições mais puritanas, o tantrismo utiliza  meios práticos para exaltar o corpo, a plenitude sensorial e vital, o sexo,  dá  importância aos sons encantatórios e tem pouca consideração pela moral ordinária, ou seja, é uma sabedoria extremamente evoluída e libertária.

Os movimentos anti-conformistas e libertários dos anos 60 e 70 favorizaram a divulgação desses ensinamentos onde o erotismo é  utilizado como meio iniciativo para atingir estados elevados de consciência. Infelizmente, poucos sabem da extensão dessa tradição e a limitam aos seus aspectos ligados ao sexo como caminho de elevação espiritual, prazer, experiências orgásticas e etc. Na realidade o tantrismo é isso e muito mais.

Nós ocidentais, estamos atraídos por tudo que é relativo à “energia”, essa palavra mágica usada para designar qualquer coisa que não conhecemos muito e que tem efeito sobre nós. O Tantrismo é por excelência uma doutrina da energia “iluminada pela consciência”, ele possui uma base metafísica rigorosa que visa “liberar da roda de renascimento”, ou se “iluminar” como se diz no ocidente. Isso através de uma energia vibrante própria ao tantrismo, ou seja, a liberação não se dá pelo afastamento do mundo mas pela liberdade ativa dentro de um mundo recriado.

Essa energia permite uma revalorização do corpo, mas cuidado, ao contrário dos ocidentais,  que glorificam o corpo, para essa tradição o corpo é um instrumento e não o fim. O objetivo é ser mestre do corpo de energia para alcançar fins espirituais e não apenas para obter saúde, prazer e bem estar, isso é meio e não fim, como é comumente o caso no ocidente.

Outro aspecto muito importante do tantrismo é o lugar dado ao princípio feminino. A mulher é venerada, exaltada, normalmente representada pela Deusa Shakti. Ela expressa ao mesmo tempo o desejo e a liberação, sem ela o princípio masculino, representado por Shiva, seria apenas espírito inativo, inacessível, luz sem calor. A vida só pode se criar a partir da união desses dois princípios.

Dentro do tantrismo existem diversas tradições tanto budistas como hinduístas. A doutrina descrita nos tratados é comumente contada através do diálogo entre um Deus e uma Deusa, onde um implora ao outro para comunicar o segredo supremo do Conhecimento. Depois de muita suplica o ensinamento é dado em resposta às questões do interlocutor. Essas respostas são agrupadas em quatro sessões: metafísicas; técnicas de yoga, práticas litúrgicas e ritualísticas e regras de comportamento de acordo com a natureza do discípulo. Assim, o tantra pode cobrir um espectro enorme de informações desde a mais alta metafisica a detalhes concretos, jurídicos, astrológicos e mesmo culinários. Afinal para se alcançar o despertar tudo é útil, nada deve ser negligenciado. Essa característica de englobar a vida em sua totalidade é o que faz do tantrismo uma tradição tão procurada nos dias atuais.

Um dos tratados do tantrismo mais conhecido aqui no ocidente é o Vijnana Bhaivara Tantra. Seus ensinamentos se destinam a todos, sem distinção de casta, cultura, sexo ou cor. Nele se busca a união permanente entre a Consciência e a Energia, simbolizados pelo enlace amoroso de Shiva e Shakti.  Esse documento oriundo da escola shivaista da Cachemira descreve 112 técnicas para a “iluminação” espiritual, e incorpora práticas metafísicas, meditações, yoga, gestão das emoções e sexo, todas servindo de suporte pra o despertar final.

Voltando para o Tantra largamente divulgado no Brasil, ele se origina em um movimento cultural surgido nos anos 60 e chamado neotantra onde ensinamentos do Tantra foram incorporados aos grandes movimentos terapêuticos somáticos dessa época oriundos dos conhecimentos de Willian Reich sobre a importância do corpo na formação da psiquê humana, tais como Primal, Bioenergética, Pulsation e as meditações ditas ativas criadas pelo místico indiano muito popular Osho, que soube como ninguém associar a sabedoria do Tantra aos conhecimentos emergentes para atender às necessidades de liberdade dos ocidentais.  Esses movimentos continuam em expansão apesar de muitas deformações e usos os mais diversos.

O que é terapia tântrica?

É uma terapia apoiada em técnicas de massagem tântrica que tem como base o Tantra e o Neotantra.

A terapia tântrica refina a sensibilidade, expande e intensifica a sensação orgástica, trabalha diversos agrupamentos musculares no corpo, tonifica e fortalece os músculos genitais, e desperta a bioeletricidade do organismo, desencadeando o autoconhecimento e evolução interior a partir do prazer.

No Brasil temos vários locais de referência em terapia tântrica com destaque para o Centro Metamorfose (link: http://www.centrometamorfose.com.br/tantra) e Paula Fernanda Andreazza (link: https://www.paulafernanda.com.br/).

O que é o Método de Liberação de Couraças Musculares MLC

O Método de Liberação de Couraças musculares é um processo de despertar corporal através do  movimento, foi criado por Marie Lise Labonté, psicoterapeuta canadense ao longo o seu processo de cura de uma artrite reumatóide. Ela se inspirou pela  antiginástica de Thérèse Bertherat, pelos estudos do Dr. Wilhelm Reich sobre as couraças musculares, dentre outras influências.

As couraças musculares podem ser descritas como as tensões crônicas de grupos de músculos do corpo em resposta ao estresse, aos traumatismos físicos e psíquicos desde o nascimento. Trata-se de um mecanismo de defesa inconsciente cujo objetivo é formar uma couraça de proteção face aos estímulos. Quando esses estímulos são muito intensos, repetitivos ou perduram por longos períodos isso gera um mecanismo de tensão persistente provocando dores, mal-estar e aumenta os riscos de doenças.

Durante uma sessão de MLC© o participante é convidado a praticar movimentos simples e suaves que permitem a cada um instaurar um diálogo com seu corpo, observar as sensações, os pensamentos e as emoções que se produzem. Os movimentos associados à escuta da linguagem do corpo permitem, progressivamente, de liberar as tensões que se acumularam e de abrir as couraças físicas e psíquicas. Este processo permite aumentar a elasticidade e o tônus muscular, restabelecer uma respiração mais fluida e melhorar a compreensão sobre as emoções e seus impactos sobre o corpo, favorizando o bem-estar físico e psíquico.

Os movimentos MLC© são praticados em sessões de uma hora e quinze minutos, de acordo com um processo evolutivo que permite alcançar as camadas musculares da mais superficial a mais profunda.

Bibliografia:

Tantrisme, Doctrine, pratique, art, rituel…. Pierre Feuga.Dangles Editions, 2010.

Cent Douze Méditations Tantriques – Le Vijnana-Bhaivara Tantra. Pierre Feuga. Éd. L’Original. 2007.

Au cœur de notre corps: Marie Lise Labonté,  Editions de l’Homme

Mouvements d’éveil corporel ; Marie Lise Labonté,  Editions de l’Homme

Se guerir autrement , Marie Lise Labonté,  Editions de l’Homme.

Le déclic, Marie Lise Labonté,  Editions de l’Homme

Tantra : A suprema compreensão, Bhagwan Shree Rajneesh, Ed Cultrix.

Sites de referência:

Centro Metamorfose: https://redemetamorfose.org/

Lakshimi terapias: http://lakshmiterapias.com/

Sol eLua terpais: http://www.soleluaterapias.com.br/

Ilass – http://ilass.com.br/

Paula Fernanda :https://www.paulafernanda.com.br/

Sexological Bodywork: http://sexologicalbodyworkers.org

Easb – http://www.easb.eu/info/what-is-sexological-bodywork

MLC – https://www.mlcfrance.asso.fr/

ENDEREÇO DE ATENDIMENTO PARA AS SESSÕES DE
EDUCAÇÃO SEXUAL SOMÁTICA:

CLSW 504 bloco B salas 105, 110 e 158, St. Sudoeste, Brasília

TELEFONE

61-99257-2251 + Whatsapp

Formulário de Contato

6 + 8 =