Reabilitação Consciente: Consciência é tudo!

 

Somos profissionais da reabilitação física e oral que trabalham com um enfoque na necessidade de ampliar a consciência do paciente. Cada caso é abordado em todos os aspectos físicos e mentais com uma linguagem acessível e a mais clara possível.

A abordagem de trabalho no Estúdio Reabilitação Consciente visa demonstrar às pessoas que seu problema de saúde é mais facilmente superado se ele tem consciência do que está ocorrendo no seu corpo e mente. Procuramos também esclarecer sobre a pertinência do tratamento proposto e sobre formas de evitar futuros problemas da mesma ordem. Durante o tratamento a consciência é fundamental, porque é através dela que o indivíduo compreende o que ocorre consigo. Ele aprende a se servir do tratamento proposto e encontrar em si mesmo os recursos para sua auto cura.

O termo “consciência” é formado pela junção de duas palavras do latim: conscius (que sabe bem o que deve fazer) e sciens (conhecimento que se obtém através de leituras; de estudos; instrução e erudição), ou seja, saber agir embasado em conhecimento científico, baseado em observações e experimentações, exatamente o que propomos aos nossos pacientes.

Então, é de suma importância esclarecer a cada um a dinâmica do processo biológico que culminou com uma doença: sua anatomia, fisiologia, bioquímica, aspectos psicológicos e ambientais e quais técnicas podem auxiliá-lo. Para isso o indivíduo é visto como um todo, de forma integral, onde são analisados seus esquemas corporais (posturas estáticas, posturas em movimento e anatomia); o histórico da doença, a maneira como se relaciona com seu corpo; seus hábitos cotidianos relativos aos movimentos e sua alimentação. Essas informações integradas levam a uma compreensão das causas do seu problema de saúde e permitem um tratamento personalizado, eficaz e ao mesmo tempo interessante para facilitar sua adesão.

Um dos objetivos do tratamento é demonstrar à pessoa que a cura está em suas mãos, que ela é responsável pelo restabelecimento de sua saúde. Nós, como profissionais em saúde através do nosso conhecimento educamos, orientamos e capacitamos o indivíduo a utilizar técnicas que possibilitem uma reabilitação adequada. A medida que sua autoconsciência se desenvolve ele consegue interpretar cada vez melhor suas sensações corporais e se responsabilizar pela sua saúde. O primeiro passo é saber que o processo de cura é individual e requer discernimento e disciplina.

Através das evidências proporcionadas por este atendimento consciente, encorajamos as pessoas não somente a tratar doenças e distúrbios particulares, mas a mudar o estado geral do seu corpo físico, mental e espiritual. A Reabilitação Consciente propõe apresentar artigos e vídeos com temas retirados de estudos de casos reais tratados no consultório e com informações sobre saúde em geral. Assim poderemos atingir um público maior que o do estúdio.

Quem Somos Nós

Somos profissionais comprometidos com a saúde global dos indivíduos que trabalham com técnicas de reabilitação física e oral no Estúdio Reabilitação Consciente em Brasília-DF. O estúdio foi inicialmente montado pela Patrícia Rocha Salgado com foco na prevenção, promoção e educação em saúde, depois outros profissionais chegaram atraídos por essa abordagem de trabalho. Atualmente o Estúdio conta com equipe de fisioterapeutas, odontólogos e educadores físicos. A intensão do nosso trabalho é que o indivíduo amplie a consciência da sua integridade física, mental e espiritual. A Reabilitação Consciente funciona como uma escola de auto-cura proporcionando a otimização da saúde e longevidade.

Nossa Proposta
  • Cada um é responsável pelo seu processo de reabilitação e cura;
  • Tem como filosofia de trabalho que o indivíduo tome para si a responsabilidade de se cuidar;
  • Tratar o indivíduo como um todo;
  • Mostrar a importância da consciência no processo de cura;
  • Convidar o indivíduo a uma jornada de conhecimento sobre seu corpo;
  • Ensinar técnicas de superação de dores crônicas;
  • Promover a harmonia entre o físico, o mental e o ambiente para ampliar a percepção corporal e facilitar um verdadeiro diálogo com o corpo;
  • Mostrar a importância de uma alimentação saudável e direcionada para sua recuperação.

Equipe

 

Patrícia Rocha Salgado
Fisioterapeuta

Patrícia iniciou sua carreira na Itália como reabilitadora física onde trabalhou por 6 anos. Depois mudou-se para o Brasil e se formou em fisioterapia na FACIPLAC em Brasília. Atua tanto na prevenção como na reabilitação das disfunções do movimento humano. Abriu o Estúdio Reabilitação Consciente e ai desenvolveu uma abordagem de trabalho onde observa e avalia a relação entre o comprometimento neuromotor e o meio ambiente do paciente. Utiliza técnicas da cinesiologia, biomecânica, neurologia funcional e psicomotricidade para ativar a consciência do corpo-mente- espírito. Orienta as pessoas a perceberem sua capacidade de auto cura. Sua atuação é voltada ao cuidado em saúde integral tanto individual quanto coletivo. Ela acredita que não se deve abordar somente a patologia, mas sim procurar novas técnicas e tratamentos para interagir com a realidade e a história de vida de cada indivíduo, porque cada gesto de atenção faz a diferença quando promove a consciência do ser e da auto estima. Assim seu programa de tratamento envolve ações de educação, promoção, proteção e reabilitação em saúde.

Giuseppe Demella
Odontólogo

Giuseppe, italiano, com formação em reabilitação oral e próteses, onde exerceu a profissão por 18 anos. Mudou-se para o Brasil e formou-se em odontologia pela Faciplac em Brasília-DF. Atua como odontólogo nas áreas de prótese, dentística, estética, cirurgia, implantologia e disfunção da articulação temporo mandibular. Seu trabalho se focaliza na estreita correlação existente entre o aparelho mastigatório e as estruturas do resto do corpo. Aborda a importância do estudo do paciente como um todo nos seus aspectos morfológicos, anatômicos, psicológicos, metabólicos e biomecânicos, o que implica uma atuação em colaboração com uma equipe multidisciplinar para discutir e planejar os trabalhos de reabilitação, promovendo a desejada harmonia e função ideal do corpo.

Nilana Fernandes Magalhães
Fisioterapeuta

Nilana desde cedo foi atraída pela preservação da saúde da natureza e das pessoas. Começou sua carreira profissional com uma graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental na Universidade Federal da Bahia, depois fez um Mestrado em Engenharia Ambiental na Universidade Federal da Paraíba, em seguida mudou-se para França onde pesquisou sobre os impactos dos agrotóxicos nos corpos d’agua. Devido a problemas de saúde na família, teve contato com a Medicina Chinesa a as técnicas de toque orientais como Shiatu e Tuiná. De retorno ao Brasil, decidiu estudar Fisioterapia para adquirir mais conhecimentos sobre o corpo humano e sua fisiologia. Graduou-se na Faciplac e ao mesmo tempo diplomou-se em acupuntura na Fisioacupuntura, ambas em Brasília. Já formada, retornou à França e lá especializou-se em uma técnica psicocorporal: o Método de Liberação de Couraças Musculares – MLC ©. Desde 2010 trabalha com esse método associando-o a técnicas de toque, cinesiologia, movimentos de auto-cura, meditação do corpo, acumpressão e reflexologia facial. Seu trabalho tem enfoque integral onde o paciente é visto como um todo e é incentivado a participar conscientemente na sua cura e na superação de dores crônicas; ajudando-os a entender a relação da mente com o corpo e caminhar na direção da cura e do bem-estar.